Amém pelos pratos deliciosos e práticos, com ingredientes comuns! Shakshuka é essa receita salvadora na hora da preguiça. Um prato israelense, mas que você encontra em muitos países do oriente médio, cada um com sua variação de temperos e formas de fazer. Porque além de tudo, ele é desses pratos que eu adoro que você combina e ‘descombina’ como quiser e com muita leveza.
Originalmente, em relação a temperos, ele leva cebola, alho, molho de tomates, pimentões, orégano e pimenta calabresa, apenas. Aqui vou te ensinar a minha versão que não é tão tradicional assim, mas que fica deliciosa! Sinta-se a vontade para adicionar seus aromas favoritos também. Eu amo muito tomilho, então o usei aqui. Adicionei também um toque de garam masala, que é um tempero que combina: canela, cominho, coentro, pimenta do reino, gengibre, cravo da Índia, cardamomo, noz-moscada e pimenta calabresa.
No mais, minha única dica é que o tempo de cozimento, após os ovos, varia dependendo do ponto em que você gosta de comer. Menos tempo significa gema molinha, mais tempo ela fica mais durinha.
Shakshuka
ImprimirINGREDIENTES
- 1 cebola média
- azeite
- 2 tomates
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 punhado de cebolinha ou cebolete
- 1 punhado de tomilho
- 350g de molho de tomate
- 4 ovos
PREPARO
- Pique a cebola, os tomates e os pimentões;
- Em uma caçarola, refogue a cebola no azeite até ela ficar transparente;
- Adicione os tomates e espere eles soltarem água para adicionar os pimentões;
- Refogue tudo e acrescente a polpa de tomate e o tomilho;
- Cozinhe o molho por 15 minutos;
- Faça buracos no molho e coloque os ovos neles;
- Tampe a panela e deixe cozinhando por 5 minutos em fogo médio.