Vim ensinar o segundo acompanhamento da moqueca de banana-da-terra que vou fazer na semana que vem! A farofa de dendê já fez tanto sucesso, que ela virou foi acompanhamento do arroz com feijão aqui em casa… Eu ensino agora o purê na sua forma simples, mas a sua imaginação dá conta do recado na hora de transformar essa simplicidade em prato principal, por exemplo. De cara já quero testar esse purê como base para um escondidinho (de camarão, cogumelos, legumes…).
Porque a banana-da-terra? Ela não é tão doce e tem a polpa mais densa que as outras bananas. Uma menor quantidade de água também a ajuda a ser a banana mais indicada para cocção. Fora que essa banana é a mais típica na região do nordeste e norte, onde esse prato nasceu! Quando falo receita simples, é porque basta refogar as bananas na manteiga e acrescentar água. Em alguns lugares, ao invés da água, se usa leite de coco. Fica maravilhoso, mas sei que nem sempre você tem esse leite à mão, e eu quero que esse purê seja um curinga na sua cozinha.
A gente mal começou a explorar essa herança tão vasta que a comida nordestina e do norte nos reserva, e eu já posso dizer que desconheço uma culinária tão rica em conhecimento e ingredientes. Quanto mais aprendo, mais percebo que não sei nada ainda sobre esse nosso país.
purê de banana-da-terra
ImprimirINGREDIENTES
- 6 bananas-da-terra madura
- 2 col. de sopa de manteiga
- sumo 1 limão
- 1/3 de xíc. de água
- 1 pitada de sal
- pimenta-do-reino a gosto
2 comments
Oi, gostei do blog , ´parabéns.
Uma pergunta: na receita de pure de banana da terra pede o suco de um limão, mas no modo de preparar não se diz quando adicionar. Vc pode esclarecer por favor?
Obrigada
Oi Márcia! A gente á acrescentou. Obrigada!
Comments are closed.