Quando me mudei para Londres, morei por um tempo perto do Old Spitalfields Market. E aquela localidade se tornou uma das minhas favoritas na cidade. Adoro andar por ali, visitar o mercado às quintas (para garimpar itens na feira de antiguidade), explorar as pequenas ruas e becos históricos, andar pela famosa Brick Lane e conhecer novos cafés e restaurantes.
Como tem feito muito calor ultimamente, a gente acaba cozinhando menos em casa e aproveitando para dar umas caminhadas noturnas e comer fora. Numa dessas andanças, Daniel me levou para jantar no Yuzu, um restaurante japonês pequenino, situado na histórica ruazinha Artillery Passage (onde também há diversos pubs e restaurantes como o Ottolenghi).
Não se engane com a simplicidade da fachada em madeira do restaurante. O Yuzu tem um espaço interno muito bem pensado e intimista. O ambiente usa de forma equilibrada e organizada elementos como madeira, concreto e metal em cores análogas e texturas contrastantes. A gente se sente muito bem lá dentro, pois é aconchegante, elegante e minimalista ao mesmo tempo.
O restaurante tem duas mesas menores e um balcão em concreto com assentos de bar, permitindo que os clientes assistam aos habilidosos chefs preparando os pratos. A equipe do restaurante é enxuta: dois cozinheiros e uma hostess que também faz o papel de garçonete.
Assim com o ambiente, a comida do Yuzu traz um ar moderno e despretensioso à culinária tradicional japonesa. Os pratos são servidos em pequenas porções, ideais para compartilhar. Os sushis são preparados com carinho, sempre com um toque especial, misturando sabores clássicos e contemporâneos.
O cardápio é enxuto e interessante. E além do cardápio fixo, também tem os itens especiais indicados pelo chef num quadro negro. Além de peixes super frescos, as receitas chamam atenção pela presença de molhos, emulsões e temperos exóticos.
Para aproveitar a oportunidade e compartilhar pratos, escolhemos alguns itens do menu especial e outros do menu fixo. Iniciamos com 2 sashimis: robalo selado com molho cítrico e azeite trufado e atum com ponzu, coentro e molho chilli, coberto com sementes de gergelim torrado. Os sashimis estavam uma delícia: frescos, de sabor delicado, com molhos maravilhosos. Também pedidos dois niguiris de salmão selado com gel de limão yuzu no topo. Uma delícia!
Em seguida, pedimos guiozas de porco clássicas muito bem executadas. E um sushi feito com tempurá de siri mole, abacate e ovas, que eu tive muita curiosidade de experimentar e gostei bastante. O sabor do siri é bem predominante e muito agradável.
Para beber, escolhemos algo mais refrescante e não alcóolico. Além de água com gás, fomos de suco de maçã e flor de sabugueiro, suave e azedinho, que combinou bastante com o cardápio.
Foi um jantar super leve e saboroso, cheio de surpresas boas, excelente para as noites quentes de verão. Voltamos para casa caminhando pelas ruas cheias de gente.
Fotos: Leiliane Valadares
Yuzu Japanese: 7A Artillery Passage, Spitalfields, London UK. E1 7LJ