Se tem algo que me diverte é ir a feiras e mercados. Adoro as cores e formas dos vegetais frescos, a diversidade de cheiros das comidas preparadas ali, o burburinho dos feirantes e das pessoas passando. Para minha sorte, moro pertinho do Borough Market, o mercado mais conhecido de Londres, especialmente pelos turistas. Lá é o lugar onde encontro os ingredientes mais exóticos e especiais, onde vou para abastecer minha despensa de temperos e especiarias, comprar queijos locais e pães artesanais. Também gosto de ir lá para comer pois tem muitas opções de comidas de rua, como food trucks, quiosques e também restaurantes.
Um dos restaurantes mais movimentados do mercado é o Padella – na minha opinião, o lugar ideal para comer massa fresca em Londres. Criado pela dupla de chefs Tim Siadatan e Jordan Freida com uma proposta mais casual, o Padella oferece um menu simples, combinando tradição italiana e produtos britânicos de qualidade. A massa é feita diariamente – quem passa pela porta do Padella antes do meio dia pode assistir à equipe preparando e cortando a massa.
Como o restaurante não oferece reserva antecipada e abre sempre ao meio dia, forma-se uma fila do lado de fora. Então, o ideal é chegar 11h30 e pegar seu lugar na fila para garantir uma mesa. Uma recepcionista é responsável por organizar a fila, receber e acomodar os clientes nas mesas. O serviço do restaurante é cortês e dinâmico e o ambiente descontraído, com um ar meio industrial e música agitada ao fundo.
O cardápio é pequeno e sazonal, com no máximo 20 itens, da entrada à sobremesa. A parte de bebidas tem boas opções de drinks, vinhos e café. E os preços são bem honestos, considerando a qualidade da comida. Neste dia fui com uma amiga que também gosta muito de massa e aproveitamos para pedir entrada e sobremesa. De antepasto, pedimos a burrata e o pão artesanal, servidos com azeite, sal e pimenta. Simples, leve e uma delícia. Para beber, além de água, que é oferecida à vontade, cada uma pediu uma taça de vinho italiano.
Comer sopas e caldos quentes nesses dias frios tem sido uma ótima ideia. Por isso, eu fui no prato do dia, que era um tortellini de pato in brodo. Massa leve e recheio marcante, com um caldo super saboroso feito de frango e legumes, finalizado com azeite cítrico e folhas frescas de sálvia. Amei a combinação. Minha amiga pediu um paperdelle ao ragu de carne. A massa perfeita e o molho saborosíssimo, cremoso e leve ao mesmo tempo. Para finalizar pedimos um sorvete de caramelo salgado para sobremesa e um cafezinho.
O que mais gosto na comida do Padella é o equilíbrio de sabores. Já estive lá outras vezes e sempre fico admirada com isso, pois requer muita experiência e cuidado para construir sabores que sejam balanceados, sem excesso nem falta de sal, acidez e doçura no ponto certo… No Padella eles fazem esse trabalho com maestria.
Fotos: Leiliane Valadares
Padella – Borough Market
6 Southwark Street
Londres SE1 1TQ
1 comment
Que post maravilhoso! Eu amei o Padella. Tive a oportundade em conhecer e para mim é um dos meus lugares de culinária italiana favorito em Londres.
Comments are closed.