Semana passada a gente ensinou a gemada, uma receita clássica que ficou famosa depois que os norte americanos adotaram a bebida no natal como tradição. Confessei que a bebida quente não vai ser sucesso se você estiver passando um calor de 40º como a gente aqui em Brasília. Pensando nisso, pesquisei o que poderia ser um drink bem natalino mas que fosse adaptado ao nosso clima tropical em pleno verão.
Conheci então o coquito! Uma bebida que nasceu em Porto Rico, servida gelada nas noites de natal. Ela é uma batida super simples de fazer, cheia de especiarias natalinas e com muito rum, pra animar qualquer ceia. Lá fora ele é feito com creme de coco. Pra quem faz leite em casa é fácil de fazer, basta bater o coco com o mínimo de água possível e deixar descansar em uma tigela na geladeira. A parte sólida que se forma é o creme de coco, é a gordura mais espessa que faz a mistura ficar bem cremosa!
Como o creme de coco não vende enlatado aqui, como em vários países, e eu sei que vários não fazem leite em casa, você pode substituir por leite de coco industrializado, que a consistência dele por ser tão espessa, chega perto do creme. Aqui também acho difícil encontrar “leite evaporado”. Ele é um leite que passou por um processo de redução, muitas vezes encontrado em lata fora do país. Troquei por leite de amêndoas pra adicionar mais profundidade no sabor, mas você pode usar leite de castanha que é mais denso ou de vaca! Pra isso eu adaptei as proporções, assim você chega no resultado final bem denso, igual ao original. Tudo isso por um natal mais refrescante!
Coquito
ImprimirINGREDIENTES
- 1 lata de leite condensado
- 2 xíc de leite de coco
- 1 lata de leite de amêndoas
- 1/2 xíc. de rum
- 1/2 col. de sopa de canela
- 1/2 col. de sopa de noz moscada
- 1/2 col. de sopa de cravo