Natal é uma época muito especial pra mim. Quando criança era a data de reunir os primos todos, brincar a noite inteira, comer uma comida sem igual e ainda ganhar presentes. Hoje em dia a data segue sendo minha época favorita. Amo decorar a casa, planejar o amigo oculto e sobretudo, amo saber que é quando vou passar um tempo com a minha irmã que mora fora.
A gente sempre foi da comilança. Só levanta da mesa depois de fazer pausas e repetições nas comidas preferidas. Um clássico é a Bacalhoada, um prato tipicamente português que leva bacalhau, batatas e cebola. O que aconteceu foi, parei de comer carne e peixe, e com o tempo fui perdendo esse sabor tradicional da época.
As pessoas não sabem como pros vegetarianos e veganos essas épocas são difíceis. Não só porque tudo na ceia leva carne (farofa, três tipos de aves, bacon em legumes assados), mas também porque a gente perde a memória afetiva de algumas receitas.
Eis que descobri a Batalhoada. Ela nada mais é que o prato português sem o peixe! E pode parecer estranho, mas se você não come bacalhau, estava perdendo esse sabor, e se você comia e assim como eu, mudou a alimentação, deve sentir falta. Então hoje eu te ensino o meu primeiro prato natalino, que além de ter um sabor sem igual, não vai te deixar sair rolando da mesa no dia do aniversário de Jesus.
Essa receita é muito simples, minha única dica é corte as batatas na mandolina. Se você não tem uma mas se interessou, tem esse item em lojas de 1,99 e costuma ser muito barato. A que eu uso é uma dessas, já que a profissional chega a R$300,00. Sempre te digo, cozinhar não pode ser exclusividade de quem tem mil aparelhos e apetrechos. Ou se dedique a cortar com calma na faca e fazer lâminas finas de batatas. Ah, elas são cortadas cruas viu?
Batalhoada
ImprimirINGREDIENTES
- 4 batatas médias
- 2 cebolas grandes
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/2 pimentão vermelho
- 2 col. de sopa de azeitona
- 5 col. de sopa de azeite
- 200ml de leite de coco
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
PREPARO
- Descasque as batatas e corte elas finamente com a ajuda de uma mandolina ou com a faca;
- Corte a cebola em rodelas finas e reserve;
- Fatie os pimentões e reserve;
- Em uma travessa, comece a montagem: primeiro uma camada de cebola (use a metade que você fatiou), depois de batata (também use a metade da quantia), tempere com sal, pimenta e azeite, coloque todos os pimentões, faça mais uma camada de cebola, outra de batata e tempere novamente;
- Adicione o leite de coco, delicadamente por cima das batatas;
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até dourar.