É com um apertinho no coração que eu escrevo essa coluna de hoje porque em poucos dias vou embora de Barcelona, depois de oito lindos meses vivendo aqui, e um total de dois anos na Europa. Vou sentir saudade de tanta coisa!
Bem, passei o último mês na missão de descobrir lugares novos e provar mais sabores desta cidade tão rica e diversa. Minhas próximas colunas ainda serão de restaurantes daqui, porque fui em vários e não pude deixar de registrar minha felicidade ao descobrir e redescobrir algumas joias daqui. Entre tantas opções, eu escolhi o Bormuth para começar a me despedir de Barcelona no Sunday Slices.
O Bormuth é um bar de vermute (que é um vinho licoroso preparado com extrato de plantas aromáticas, segundo nosso amigo Google). Eu descobri o que era vermute aqui em Barcelona e sempre me interesso por lugares que se dizem especialistas nessa bebida.
Estava com um dos meus melhores amigos aqui e não podia fazer feio no quesito levá-lo para comer bons tapas, e o Bormuth foi uma feliz descoberta durante uma caminhada pelo meu bairro preferido de Barcelona: El Born. Em clima de férias e curtição, pedimos de cara uma sangria de cava (que é a sangria branca com o espumante feito na região) e os clássicos pimientos del padrón (essa pimentinha verde que às vezes pica, às vezes não), batatas bravas (com molho “alioli” – maionese e alho, típicas daqui) e as azeitonas… ah como são deliciosas as azeitonas no Mediterrâneo. Segundo meu amigo Fernando, depois de ter comido azeitonas aqui, ele descobriu que nunca havia comido azeitonas de verdade. Pois é, imagine só.
Para completar, teve queijo curado servido com azeite e amêndoas, bolinhos de bacalhau, linguicinha, jamón ibérico, chips de berinjela com melaço, escalivada (é a forma típica como são feitas algumas verduras aqui na região da Catalunha, Múrcia e Aragão: assadas no forno com bastante azeite e temperos) de pimentão com queijo de cabra, e o famoso pan con tomate que nada mais é que uma versão pobrinha da bruschetta italiana – literalmente um pão com tomate ralado, azeite e sal. E é bem bom se bem feito, juro!
Conversamos muito sobre a vida e sobre como é bom tirar um tempo do seu dia para só apreciar seu alimento e estar em boa companhia. Foi uma tarde deliciosa e seguramente ficará na gavetinha das melhores memórias dos meus meses vividos aqui. Foi um prazer conhecer e ser acolhida tão bem por você, Barna. Te quiero mucho!
Fotos Luísa Dalé
Bormuth: Carrer del Rec, 31. Barcelona, 08003