Nos últimos tempos a conversa ao redor da sustentabilidade na cozinha tem aumentado exponencialmente. Aproveitamento total dos alimentos, separação adequada do lixo, compostagem doméstica, redução das embalagens nos alimentos e muitos outros. A gente tem acordado cada dia mais para importância da valorização do que vem da nossa terra, e principalmente, do que devolvemos a ela.
Por aqui temos tentado, pouco a pouco, começar a movimentação na nossa casa, de uma forma urgente e presente, para que essa conversa deixe de existir só nesse âmbito da fala, e vire ação e ensinamento para os nossos filhos. Uma das coisas mais práticas que fazemos para aproveitar qualquer descarte dos alimentos é o caldo de legumes. Durante a semana vou separando cascas, talos, caules, folhas, flores, sementes e outras partes, de tudo que vou preparando e que não aproveito na hora de cozinhar.
Esses restos vão ao freezer, caso eu demore muito tempo para juntar uma quantidade legal, mas quando a feira de sábado sai bem farta e cozinhamos muito, já deixo tudo pronto na geladeira mesmo. O caldo de legumes caseiro é saboroso, mas melhor ainda, além de ter nutrientes, ele é isento de sódio e substâncias químicas comuns nos caldos em tablete industrializados. Você pode armazenar em um vidro na geladeira por até três dias, e as receitas com ele são inúmeras, desde caldo para carnes de panela, a caldo para risoto, moquecas, sopas, caldo para fazer polenta e muito mais!
Não tem segredo, basta por os restos na panela, adicionar água e cozinhar a fogo baixo por uns 30 minutos. Vá misturando para incorporar tudo e de preferência coloque uma tampa na panela. Coe com uma peneira e passe pra uma garrafa de vidro. Aqui a tal garrafa é de polpa de tomate, porque a gente também pode aproveitar as embalagens!
caldo de legumes caseiro
ImprimirINGREDIENTES
- 1,5l de água
- 300g de legumes, verduras e outros (folhas, caules, cascas, sementes, talos...)
PREPARO
- Ao longo da semana, junte talos, folhas, cascas, sementes e outras partes de legumes, frutas e verduras;
- Se preferir, congele em um ziplock até que junte mais ou menos 300g de partes diversas;
- Coloque-as em uma panela e cubra com água, mais ou menos um litro e meio;
- Coloque em fogo baixo e deixe ferver por 30 minutos, misturando as vezes;
- Reduzindo e mudando ligeiramente a coloração, já pode tirar do fogo e armazenar em pote esterilizado.
NOTAS
Em pote esterilizado, o caldo de legumes dura até 3 dias na geladeira.
Fotos: Thamires Santiago