Quando comecei a cozinhar ligava para minha mãe desesperada lá de São Paulo… Parecia que nada virava comida, sabe? Eu seguia as instruções, eu lembrava de como ela fazia o molho de tomate, mas o meu parecia que tinha misturado tudo na panela e fim. Não tinha sabor, não tinha a textura que cada coisa devia ter. Nessas horas me pego pensando que cozinhar não é dom, é dedicação! Você aprende errando e tentando mesmo… Só Deus sabe quanta comida ruim eu já fiz para comer. E sou dessas que come ruim mesmo, mas não joga no lixo!
Eis que agora não passo tanto aperto. Tá aí a prova: cinnamon rolls. Um belo dia o maridão ficou saudoso dos seus tempos em Nova York e disse que queria muito comer esses rolinhos mágicos de canela de novo. E assim, com muito carinho, ele me pediu para aprender. E não é que deu certo? Algumas vezes no começo eu notava que as coisas as vezes saiam melhores que outras… Eis que juntei alguns segredos dessa receita para por aqui!
Vamos para as dicas… A massa precisa de descanso, de tempo para crescer. Então, se você fez e não cresceu checa a validade do fermento (sim, parece óbvio, mas já cai nessa). Se ele está ok, espera mais… Tem tanta coisa para influenciar nessa equação do crescimento! Aqui tenho costume de fazer a massa, deixar ela no canto e esquecer. Enrolar ela e largar de novo sem ansiedade. Vai na calma que dá certo! A cobertura precisa mesmo ser colocada quando eles saem do forno, assim ela penetra melhor e deixa bem molhadinho. Então, distribui bem o tempo para estar pronto assim que eles assarem. Confesso que não ando deixando eles dourarem. Chegamos à conclusão que tirar um pouco antes evita crosta e faz ficar mais macio e saboroso. Só cuidado para não tirar ele cru ainda!
cinnamon rolls
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. leite morno
- 2 ovos
- 1/3 xíc. de manteiga derretida
- 1/2 xíc. de açúcar
- 4 + 1/2 xíc de farinha de trigo
- 2 + 1/2 col. de chá de fermento biológico seco
- 1 xíc. de açúcar mascavo
- 2 + 1/2 col. de sopa de canela
- 1 + 1/2 xíc. de açúcar de confeiteiro
- 85g de cream cheese
- 1/4 xíc. de manteiga - temperatura ambiente
- 1/8 col. de chá de sal
- 1/2 col. de chá de essência de baunilha ou meia fava
- 1/4 xíc. de leite
PREPARO
- Na batedeira, misture o leite, os ovos, a manteiga derretida, a farinha de trigo, o sal, o fermento e o açúcar;
- Bata com o gancho de pão até obter uma massa uniforme;
- Transfira a massa para uma tigela untada com manteiga e deixe descansar por 2 horas ou até dobrar de tamanho;
- Abra a massa com um rolo, de forma que ela fique retangular;
- Pincele a massa com manteiga e cubra com uma mistura de açúcar mascavo e canela;
- Delicadamente enrole a massa até obter um rolo;
- Corte em rodelas de 1cm e arrume-as em uma assadeira já untada;
- Deixe crescer por 30 minutos e leve para assar por 25 minutos;
- Retire os rolos de canela do forno antes que eles dourem, assim não ficam ressecados;
- Em um liquidificador coloque o açúcar de confeiteiro, o cream cheese, a manteiga, a baunilha, o leite e o sal e bata até obter uma calda cremosa;
- Com os rolinhos ainda quentes, coloque a calda por cima.