Decidi há algumas semanas que faria aqui no site um especial de festa junina! Porque convenhamos, essa época do ano é riquíssima em cultura gastronômica e a gente precisa por isso dentro de casa. Eu sei que estamos em maio, mas cada ano que passa as festas começam mais cedo, e o clima frio vem chegando com pressa. Até junho, quero conseguir ensinar as receitas mais famosas, para você poder fazer seu próprio arraial por aí, ou para não ser pego de surpresa na festa da firma que você tem que levar um prato.
As festas juninas chegaram aqui através dos portugueses, na época da colônia, mas quem cozinhava eram os escravos e os indígenas, o que fez com que tenhamos muita influência deles nas tradições de São João. A festa é comemorada de fato no dia 24 de junho, dia de São João Batista, no mundo inteiro. A festa em si é uma maneira incrível de descrever nosso país: farto, multicultural, com ingredientes e tradições vindas de todos os lados. Essa mistura é o Brasil, e a festa junina nos ensina sobre a comida de todos os lugares.
Vou começar minha festa pelo curau de milho. Um creme bem consistente feito de milho verde, leite e açúcar. Em alguns lugares se adiciona coco. O nome de cada comida muda de acordo com o lugar do país, o que é sempre bem confuso! Aqui no centro-oeste é curau de milho, no nordeste é canjica, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais é papa de milho. O nome vem do Tupi, e define sua origem: mingau. A receita é uma mistura de um pudim tipicamente europeu, com uma bebida típica dos Tupis. Como eu te contei: mistura o Brasil como ele é.
Quando comecei esse especial, pesquisei e testei as receitas todas e fui pra casa da minha mãe, onde seria o nosso cenário junino. Chegando lá, ela acompanhou tudo e acabou me ensinando de verdade as tradições de cada prato, o passo-a-passo de como elas eram feitas anos atrás. Mamãe cresceu na fazenda, no interior do Goiás. Herança gastronômica ali é de uma riqueza sem tamanho! Minha avó cozinhava como ninguém, e essas comidas típicas eram as comidas do dia-a-dia. Então, por aqui, vou ensinar as receitas da minha avó, a minha herança familiar da cozinha. Que bom que o cenário era lá, que sorte que aprendi com ela o jeito tradicional da vovó, e que benção que era o fim de semana do dia da mães. Espero que gostem!
curau de milho
ImprimirINGREDIENTES
- 3 xíc. de leite
- 3 xíc. de milho verde fresco
- 2/4 xíc. de açúcar
- 3 cascas de canela em pau
- canela em pó pra decorar
PREPARO
- Em um liquidificador coloque o leite e o milho, bata até que a mistura fique bem homogênea;
- Passe a mistura pela peneira e leve ao fogo médio;
- Adicione o açúcar e mexa sem parar até ele engrossar;
- Adicione as cascas de canela em pau e deixe cozinhar por 30 minutos;
- Distribua em 4 potes e cubra com canela em pó.