Sempre bato na tecla da comida como um lugar de tradição e cultura, e não é à toa! Nossa comida tem muita história para contar, principalmente no nosso país, onde tem misturas de vários povos, onde há muita diversidade em termos de ingredientes. A farofa é uma comida de origem africana, e o azeite de dendê, um ingrediente muito usado nessa culinária também.
O dendê entra no Brasil pelas mãos dos negros na época da escravidão. Ele não vem sozinho, e enche o nosso país com sabores únicos, aromas singulares e uma riqueza que ainda hoje precisa ser celebrada. Ele é um super antioxidante, cheio de betacaroteno, vitamina E e A (14 vezes a mais que na cenoura, olha só!). A farofa de dendê é muito conhecida por quem aprecia a comida baiana. Ela é um dos acompanhamentos da moqueca!
Volto para ensinar mais um acompanhamento e a própria moqueca, mas agora, para matar a saudade dessa cultura tão rica, fiz a farofa que mata a minha vontade (mas sigo pensando em acarajés)! São apenas três ingredientes: cebola picada finamente, farinha de mandioca e o dendê. Toda a vitamina A que te contei pode sumir caso você frite o óleo, então prefira refogar a cebola em fogo baixo e só até ela ficar transparente!
Farofa de dendê
ImprimirINGREDIENTES
- 2 xíc. de farinha de mandioca
- 1/2 cebola cortada
- 1/4 de xíc.de azeite de dendê
- 1 pitada de sal