Cá entre nós: eu não lembro por que diabos decidi testar essa receita, mas como se parece com um pão, foi amor à primeira vista! No começo era meio difícil entender esta tal focaccia. Quando eu ia à alguma pizzaria, eles me serviam aquela clássica massa fina com sal e alecrim (que por sinal é maravilhosa), mas também já havia visto em formato de pão. Ficava então minha dúvida: isso que eu chamo de focaccia é focaccia?
Aproveitei a última ida ao restaurante Ninny, na Asa Norte, e tirei essa dúvida com o querido Antonino, o dono daquele lugar delícia. Ele me contou que lá na Itália tudo isso é focaccia mesmo, que depende da província que você está. Tem lugar que vai ser a massa fininha, em outros, esse pão mais alto que te ensino hoje. Acho sempre muito legal ter a oportunidade de interagir com cozinheiros do mundo todo. Confesso que não tive muitas, mas mesmo assim é uma troca super legal.
A massa é tradicional e bem sem mistério! A cobertura é um deleite à parte, que eu sugiro que você use e abuse da criatividade em cima do seu gosto pessoal. Para hoje fiz com tomates-cereja e manjericão, mas amo só com sal grosso e alecrim! Numa próxima oportunidade quero testar misturar azeitonas fatiadas na massa e fica uma delícia para comer só com parmesão ralado em cima e azeite. Você pode ir além, abrir o pão e rechear como se fosse sanduíche! E uma versão com um toque doce pode ficar incrível também: mel, figos e noz-pecã.
Não tenha pressa e deixe ela dobrar de tamanho! Por aqui é uma média de 40-60 minutos, mas tudo depende, né? Umidade, temperatura do dia, ingredientes. Então, se você planeja servir a focaccia no jantar, comece a fazê-la três horas antes para garantir o passo a passo sem pressa. Não precisa sovar a massa por muito tempo, se atente apenas em deixar ela uniforme e macia.
focaccia
ImprimirINGREDIENTES
- 500g de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de sal
- 10g de fermento biológico
- 300ml de água morna
- azeite pra untar
PREPARO
- Misture a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela;
- Faça um buraco no meio da mistura e coloque o fermento e em seguida a água morna;
- Agite a água com um garfo, mas sem misturar com a farinha;
- Aguarde 2 minutos;
- Misture tudo até obter uma massa homogênea;
- Deixe descansar 40 minutos para dobrar de tamanho;
- Unte uma forma com azeite;
- Coloque a massa na forma, ajeitando com as pontas dos dedos;
- Coloque azeite em cima e o que mais desejar;
- Deixe descansar por 20 minutos;
- Asse por 20 minutos a 200ºC.