Se você leu a última receita que postei aqui, sabe que tem missô sobrando na nossa casa, após a semana oriental que fiz. E se tem uma coisa que eu não gosto, é gastar com algum ingrediente e ele perder porque você não sabe usar ou não tem muitas opções de receitas.
Então se você babou na berinjela e acabou comprando a tal pasta de soja, hoje te ensino um prato que também leva missô e é uma delícia também: lámen. O lámen é composto por macarrão, caldo tradicional de ossos de porcos, frango ou peixe, e toppings que variam de acordo com a região onde é feito: broto de feijão, carnes, algas verdes, cebolinha…
Como eu não como carne, preferi um caldo de legumes caseiro, que nada mais é que guardar os resto dos legumes – talos, folhas, cascas- cobrir com água e cozinhar em foto baixo por algumas horas. Como toppings você pode combinar o que mais gosta, aqui usei algas verdes, brotos de feijão, tofu grelhado e salsinha. O missô aqui é adicionado ao caldo de legumes, pra dar o que os japoneses chamam de umami, que significa equilíbrio perfeito entre o azedo, doce, amargo e salgado.
lámen
ImprimirINGREDIENTES
- 1l de caldo de legumes caseiro
- 1 col. de sopa de missô
- 200g de macarrão para lámen
- 100g de canoura em rodelas
- 150g de brócolis
- 150g de couve-flor
- 100g de broto de feijão
- 50g de alga nori
- 200g de tofu grelhado
- salsa a gosto
PREPARO
- Em uma panela misture o caldo e o missô;
- Ligue o fogo baixo até que comece a ferver;
- Adicione o macarrão e os legumes;
- Em fogo baixe aguarde até que o macarrão cozinhe;
- Desligue o fogo e sirva o macarrão, legumes e caldos em pequenas tigelas;
- Acrescente o broto, a alga e o tofu;
- Decore com a salsinha picada e sirva.
Fotos: Thamires Santiago