Eu sei, mingau parece ser uma receita que não precisa de passo-a-passo por ser simples. Mas confesso que a proporção ajuda a acertar o ponto e não perder tanto tempo na panela. Se você coloca leite demais, por exemplo, vai passar mais tempo no fogão para secar um pouco a mistura. Então, apesar de ser quase intuitivo, é legal ter as quantidades para facilitar e não desperdiçar nada.
Essa minha versão é vegana, porque uso cacau 100%, que eu acho que agrega um sabor bem único, açúcar de coco por causa do baixo índice glicêmico, leite de coco fresco (sim, estou viciada) e aveia em flocos. Aproveito o bagaço do leite de coco, que nada mais é do que coco ralado, e combino esse sabor tão popular ou outro ainda mais: o chocolate.
Esse prato é uma opção ótima para o café da manhã, rápido de fazer, mas também me encanta quando faço a mais e coloco o restante em um pote e deixo na geladeira. A consistência se modifica, parecendo uma pasta. Então, aproveito para lanches rápidos na rua!
Hoje em dia o mingau tem sido bem falado, mas com o termo porridge. O mingau sempre é feito com aveia, já o porridge pode ser feito com qualquer cereal e qualquer leite. Você ferve os dois até obter essa consistência macia. Pode combinar com frutas frescas, geleia, castanhas e outras sementes como de girassol.
mingau de cacau e coco
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. de aveia em flocos
- 1 xíc. de leite de coco fresco
- 1 col. de sopa de cacau
- 2 col. de sopa de açúcar de coco
- 1 col. de chá de essência de baunilha
- 2 col. de sopa de coco fresco ralado