Eu falo muito de memória afetiva na cozinha, e essa talvez seja a receita que mais me desperta essa sensação: a comida tem história, tem memória e conta muito sobre quem somos e de onde viemos. Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia, mas não tinha muito tempo para cozinhar. Mãe solteira por alguns anos, duas filhas, trabalho saindo pelo ladrão! Lembro da comida de todos os dias com carinho: arroz, feijão, carne e legumes.
Finais de semana na casa de uma irmã dela, mais uma cozinheira brilhante, onde os biscoitos de queijo saíam quentes do forno para minha mão! Bolos tradicionais (nada de chocolate ou coberturas), torta de morango, bacalhau português tradicional da nossa família… E a lista continua! O molho quatro queijos está no topo dessa longa lista. Minha mãe só fazia uma vez por ano, normalmente no aniversário dela, onde os amigos vinham até a nossa casa para um jantar.
Eu e Camila, ainda bem crianças, não aguentávamos até o final. Ao acordar a gente corria na geladeira, na esperança do molho quatro queijos ter sobrado, e dos grissinis também! Quando o potinho de molho nos aguardava, comíamos gelado mesmo, com o grissini amanhecido, e aquilo era dos deuses! Obviamente o molho fresco com macarrão era o ápice, mas guardo com mais carinho essa nossa ansiedade ao ir até a geladeira.
Segue então a receita da mamãe, sem tirar nem pôr! A única modificação que fiz, foi de acrescentar o creme de leite apenas ao final, porque o risco de talhar é alto, e eu já perdi alguns molhos assim. E quanto a escolha dos queijos, faça a sua! Eu amo misturar os sabores dos que estão na receita, mas já vi com catupiry, muçarela, emmental.
molho 4 quejos
ImprimirINGREDIENTES
- Molho branco:
- 1/2 cebola em cubos
- 2 col. de sopa de manteiga
- 1/2 litro de leite
- pitada de sal
- pitada de noz-moscada
- 2 col. de sopa de farinha de trigo
- 1/2 lata de creme de leite sem soro
- Queijos
- 1/4 xíc. de queijo gouda ralado
- 1/4 xíc. de queijo parmesão ralado
- 1/4 xíc. de queijo provolone ralado sem casca
- 1/4 xíc. de queijo gorgonzola esfarinhado
PREPARO
- Em uma panela refogue a cebola na manteiga até ficar transparente;
- Adicione o leite, o sal, a noz-moscada e a farinha de trigo, use um fouet para misturar, assim não ficarão grumos da farinha;
- Adicione os queijos e mexa até que eles dissolvam bem;
- Acrescente o creme de leite e desligue o fogo.
2 comments
Adorei ler suas receitas. Agora só falta colocar em prática. Grande abeaço e continue postando receitas gostosas e caseiras.
Obrigada Silvania! Depois volta e conta pra gente como ficou! Beijos
Comments are closed.