Quanto mais o tempo passa, quanto mais receitas aprendo, mais me distancio das regras. Porque aprender na prática e se acostumar com os pontos de cocção, os cheiros, a temperatura, te faz seguir um caminho de liberdade… E sei que você que já me lê e acompanha nossas aventuras por aqui, entendeu que por mais que exista uma receita, muito da gente é saber conduzir ela, notar o ponto, se arriscar. Essa receita não vai ser diferente.
Queria muito te contar de uma super viagem internacional que eu fiz e descobri essa delícia, mas verdade seja dita: ainda não sou a mais “viajadora” pelo mundo – ainda. Mas a gente, não precisa viajar para se aventurar, não dá pra acreditar nessas limitações físicas na cozinha (ou na vida, né?). A internet, os livros de culinária, programas na TV, o blog Sunday Slices: todos feitos pra novas descobertas.
O rolinho vietnamita é um mix de folha de arroz (super leve) e recheio variado mas que seja também despretensioso. Originalmente ele leva algum tipo de carne ou frutos do mar, mas a gente tenta não incluir esse tipo de ingredientes por aqui, mas sinta-se à vontade para incluir o que o seu paladar mandar (olha ela de novo fazendo você fugir da receita sem nem começar).
Esse rolinho é TOP 3 na lista de marmitas pra se carregar por ai! Não passa do ponto, versátil, fácil de comer, lindo e pode variar o recheio de tantas formas que a gente não enjoa!
rolinhos vietnamitas
ImprimirINGREDIENTES
- 1 pepino japonês em fatias finas
- 1/2 repolho roxo pequeno fatiado finamente
- 2 cenouras cortadas em palitos
- 500ml de água quente
- 4 folhas de papel arroz
- folhas de manjericão a gosto
- 10 folhas de rúcula fresca
PREPARO
- Corte o pepino, o repolho a couve e a cenoura em fatias finas;
- Em uma tigela (que caiba a folha de arroz aberta) coloque a água quente e adicione uma folha e deixe-a em imersão por 10 segundos;
- Sobre um guardanapo molhado, estenda a folha de arroz e recheie com os legumes, manjericão e rúcula;
- Dobre as sobras da folha e enrole o recheio;
- Sirva frio.
NOTAS
Gosto de comer com um molho super fácil de fazer: shoyo, alho, limão, azeite, sal e tahine.