Desde nova (e até hoje), quando ouço uma nova música e amo, repito pelo menos 36 vezes no dia, sem brincadeira! Quando compro uma bolsa nova, todos os looks são com ela por dias… E quando chego em um restaurante e experimento algo delicioso: repito o prato sem testar os novos (hábito que tenho tentado perder nos últimos tempos). A prática é a mesma quando invento ou faço alguma receita aqui em casa… O que não é nada ruim, já que assim, a gente aperfeiçoa.
E assim foi minha fixação por anos em couve refogada com alho e manteiga. De comer muito, todo dia, até que por motivos óbvios eu enjoei. E acabei parando de consumir couve… Eis que, se você é vegetariano ou vegano, significa negar uma fonte riquíssima de nutrientes. Precisei, então, repensar vários hábitos a medida que eu mergulhava mais nessa causa. Voltei a fazer meu suco verde com couve (que você não sente o gosto das folhas, então ponto pra ele), mas faltava fazer melhor as pazes com essa folha.
Lembrei que sempre gostei de roubar um pedaço dela crua, antes mesmo da mamãe jogar na panela. Lembrei também que marinar em limão e temperos podia super realçar os sabores e fazer um molho bem interessante… Além do limão potencializar a absorção de ferro da couve. Ou seja, combinação perfeita. Incrementei com várias coisas que amo em saladas e cheguei nesse combo que me viciou por meses, mas que consumi com moderação para não enjoar rápido! Sugestões adicionais: linhaça e chia, super fontes de proteína!
salada de couve crua
ImprimirINGREDIENTES
- 1/2 abacaxi
- 4 folha de couve
- 10 tomates cereja
- salsinha a gosto
- 2 fatias d queijo meia cura
- 1/4 xíc. de amêndoas trituradas
- 1 limão pequeno
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 pitadas de sal