Cheguei em uma fase mais transformadora aos meus 27 anos! Provei tudo que eu achava que não gostava. Testei tudo que tinha preconceito, ouvi música que não era a minha praia, fiz receita que mistura ingredientes que eu jamais combinaria. E que libertador praticar esse exercício! Nesse caminho, descobri várias coisas que eu passei a gostar de verdade. Quiabo, aipo, chocolate amargo, rosa, filme de terror, tênis.
Fiquei tão feliz que saltei! E que bom que, um dia navegando na internet, eu me deparei com essa salada de feijão. Feijão gelado gente!!! Nunca aceitaria isso há cinco anos. Que libertador pensar que eu saí da zona de conforto em tantas áreas da minha vida. Essa receita foi um teste surpreendente: aipo, cenoura, rabanete, cebola, feijão (frio!) e queijo.
São muitas camadas de textura no mesmo prato! O azeite e o vinagre vêm finalizando e mesclando os sabores. O manjericão dá o frescor necessário (que você pode trocar por funcho, tomilho ou outro que goste). E tem segredo? Tem não! Corta, mistura, se refresca. E aproveitando que a chuva está chegando, partiremos para um módulo com sopas e caldos. Até lá: vem verão!
sala de feijão roxo
ImprimirINGREDIENTES
- 1 cebola roxa
- 2 cenouras
- 2 talos de aipo
- 1 xíc. de feijão roxo cozido
- 4 rabanetes
- Lascas de queijo parmesão
- 3 fatias de pão adormecido
- 1/4 xíc. de azeite
- 1/8 de xíc. de vinagre
- Pitada de sal
- Manjericão a gosto
PREPARO
- Corte a cebola em cubos e coloque de molho na água gelada para diminuir a ardência;
- Pique em cubos a cenoura, o aipo e o rabanete e reserve;
- Corte em cubos as fatias de pão e leve ao forno para dourar, por volta de 10 minutos a 200°C;
- Em uma travessa misture tudo;
- Adicione o manjericão, o azeite, o sal e o vinagre;
- Por cima coloque as lascas do parmesão e sirva gelada.
NOTAS
Deixe o feijão de molho por 8h para eliminar os antinutrientes; Cozinhe ele por 10 minutos na panela de pressão; Escorra bem e leve ele para a geladeira antes do preparo da salada.