Tem dias que a lista de afazeres ultrapassa a quantidade de horas do dia. E nesses mesmos dias, antigamente, eu me rendia a praticidade de comer alguma coisa não tão saudável, só porque era mais fácil. Demorei a perceber que para gente comer bem é preciso planejamento, e uma dose extra de coragem para não deixar se consumir pela preguiça ou pela rotina. Essa salada é o antídoto para os dias em que a gente quer se render!
Você pode fazer e deixar na geladeira para consumir durante a semana, que convenhamos, é um adianto de vida. Ela acompanha super bem um hambúrguer, legumes assados e outras praticidades para deixar o prato ainda mais variado e gostoso. Nessa receita existe um balanço muito bom de proteína, que é um dos maiores questionamentos de quem optou por uma dieta que não inclui alimentos de origem animal. A semente de abóbora, de girassol e a quinoa têm altos índices proteicos, além de fornecerem outros inúmeros nutrientes. A salada é uma opção fora do usual para quem não tem muito costume com sementes, mas que prefere uma refeição hiper balanceada e gostosa.
Como toda boa receita prática, ela pode ser variada em relação a proporção dos grãos, os temperos e as ervas frescas. Porque comida pratica para rotina puxada tem que ser dessas que permite que a gente abra a geladeira e use o que temos a mão!
salada de quinoa e sementes
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. de quinoa branca cozida
- 1/3 xíc. de cevadinha cozida
- 1/4 xíc. de semente de girassol
- 1/4 xíc. de semente de abóbora
- 1 pepino
- 15 tomates cereja
- salsinha a gosto
- manjericão a gosto
- hortelã a gosto
- 4 col. de sopa de azeite
- pitada de sal
- 3 col. de sopa de vinagre
Fotos: Thamires Santiago