Hoje eu vim em busca de polêmica! Hahaha Bem que o Bruno (meu marido, se você é novo aqui nessa coluna) me lembrou que eu tinha dito que quando fosse em ensinar tartar, ia mudar o nome… Mas queridos, com ou sem polêmica, hoje vamos ter tartar de abacate! O prato popular leva o nome de steak tartar, é feito de carne crua com vários condimentos e especiarias. É muito comum ser servido com uma gema de ovo crua por cima!
O prato é de origem alemã, mas graças aos franceses que ele se popularizou. O steak tartar tem origem bárbara, de um povo (os tártaros) que habitaram a Europa. Essa é uma das versões da sua origem, a outra é que a receita teria surgido com Átila e os seus guerreiros, por volta do século 5. Para aproveitar a carne dos cavalos que morriam, eles a armazenavam nas celas de seus cavalos para amaciar antes de preparar. Eles temperavam a carne cortada com ervas e raízes, uma refeição simples que não precisava de cocção e que era conhecida entre eles por ser comida de guerreiros fortes, já que nenhum estômago delicado aguentava essa iguaria. Só com a popularização dos franceses que a receita passou a ser o que é comido hoje, inclusive a adição do ovo é mérito deles.
A nossa versão vegetariana é crua também, dispensa cocção e é uma entrada maravilhosa! Abacate cortado em cubos, com tomate também picado, acrescidos de um suco de limão, sal e pimenta. Você pode incrementar com ervas e outros, a gente preferiu servir com um molho bem gostoso, que dá uma sensação de frescor ainda maior para o prato! Leve, fácil de fazer e como leva abacate, um fruto rico em gorduras boas, dá saciedade por mais tempo.
Tartar de abacate
ImprimirINGREDIENTES
- 1 abacate
- 1 tomate
- 1 limão
- 1 pitada de sal
- 1,5cm de alho poró
- 2 cebolinhas
- 1 punhado de manjericão
- 2 col. de sopa de azeite
- 1/4 de xíc de castanha de caju de molho
- 1/4 xíc. de água