Barcelona é cheia de feirinhas de comida. A maioria delas funciona por temporada, como na época dos calçots ou quando chega o verão que aparece uma a cada 15 dias aqui perto de casa. Dessa vez fui conhecer a Tast a la Rambla, na quinta semana gastronômica de Barcelona. Como o próprio nome diz, toda a estrutura foi montada no fim das Ramblas (próximo à estátua do Colom). Eram cinco categorias de comidas para comer: tapas e pratinhos, cozinha tradicional, ilha da sobremesa, cozinha de autor e comida de rua asiática.
Convidei duas amigas para se juntarem a mim. Comprei fichas para tomar duas cervejas e provar três pratos, cada um custava 4€. Pelo Instagram deles já tinha visto como eram várias das opções e já tinha uma ideia do que comer: duas comidas salgadas e uma sobremesa. A estrutura do evento estava ótima, alguns restaurantes tinham filas gigantes, mas a maioria fluía bem, menos a da cerveja, pois estava quente demais e bom, uma cervejinha caia bem!
Meus dois pratos salgados foram da categoria cozinha de autor. O primeiro foi do restaurante Nectari (desde 2012 com uma estrela Michelin), era um canelone frio de salmão marinado com teriaky recheado com guacamole e emulsão de espirulina. Mesmo servido no prato de isopor de feira, veio lindo, com ervas frescas colocadas na hora com pinça, gotinhas de molhos e claro, muito sabor! O segundo foi um hambúrguer “marinheiro” do restaurante Estimar, com o incrível nome de Mar Donalds. Pois é, foi o único prato que não tinha descrição de ingredientes, mas nem precisou, estava gostoso demais.
Minhas amigas comeram o hambúrguer Ibérico, do restaurante El Filete Ruso, muito famoso por aqui, principalmente pela sua política de KM0, produtos ecológicos e livres de agrotóxicos. Depois, a Tati comeu o arroz com lulas da Hofmann (se procurar qualquer referência de gastronomia por aqui vai esbarrar bastante com esse nome) e a Mel provou as almôndegas de rabo de touro, com cogumelos e de acompanhamento um purê de batatas feito com bastante queijo, do restaurante Amaya. Para finalizar, provei o tartelete Frida, massa fina a base de framboesas, super cremosa e refrescante, da Le Sucré Coeur BCN. Simplesmente incrível, servido com um shot de Cosmopolitan, um dos meus drinks favoritos.
Com toda certeza irei nas próximas edições do evento. Comidas boas, muita variedade, cerveja gelada, carta de vinhos excelente e ainda ter a oportunidade de provar pratos de restaurantes com estrela Michelin a 4€, tem nem o que pensar, né?