Esse prato de nome complicado que trago hoje é de uma entrada tipicamente grega. Simples de fazer, ela é famosa não somente na Grécia, mas em todo o mediterrâneo, variando a sua receita de acordo com a região. A receita base é o pepino, que pode ter inúmeras formas de corte, o iogurte, que varia entre oriundos de leite de cabra, vaca e ovelhas, e o alho. Uma outra variante é a erva fresca que dá sabor para essa mistura.
A versão grega leva dill e pimenta preta, as vezes limão para aumentar a acidez. Já na Turquia, é comum o uso do hortelã e endro, com adição de água e vinagre. Nos EUA ao invés do iogurte, usa-se nata! A minha versão é um mix. Uso o pepino ralado finamente, porque adoro a textura dele leve. Antes de misturar tudo, desidrato o pepino com delicadeza em um voal. Depois basta misturar! Escolhi a hortelã para dar frescor, mas você pode usar endro, salsinha e até ousar com manjericão!
Uma coisa que você deve estar se perguntando é: eu como isso com o que? Bom, o Tzatziki é um molho refrescante muito usado pra acompanhar carnes, porque a acidez tende a quebrar a gordura! Vai como molho nos famosos Gyros, os sanduíches gregos. Ou como molho de salada, de falafel, de berinjela empanada!
Tzatziki
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. de iogurte
- 1 pepino japonês
- 1 alho amassado
- 1/2 col. de chá de sal
- 1 col. de azeite
- folhas de hortelã