A canjica é um dos pratos mais tradicionais das festas juninas, o nome dele pelo país passa por mudanças e adaptações locais. No nordeste se chama munguzá, em Minas piruruca, no Rio é canjiquinha. Leva também os nomes de corá, jimbelê e chá-de-burro. Bom, mas o que é essa tal de canjica? Milho de canjica, que você encontra ou branca ou amarela, leite e algum tipo de adoçante, o mais comum é o leite condensado.
Eu vim te ensinar a versão vegana, que leva leite vegetal e açúcar demerara. Tradicionalmente a gente acrescenta amendoim e canela, por isso a fama de ser um prato hiper calórico: leite integral, leite condensado e amendoim, na original. Além da receita não levar nada de origem animal, ela tem as calorias reduzidas, mas te garanto que é só isso que a gente deixou menor. O sabor continua incrível!
Sobre a escolha do leite vegetal: divirta-se! Eu normalmente faço leite de amendoim, porque acredito que combina com o prato, mas leite de coco e amêndoas são uma ótima pedida.
canjica vegana
ImprimirINGREDIENTES
- 250g de milho de canjica amarela
- 1l de leite de amendoim - ou outro vegetal a sua escolha
- 2 xíc. de açúcar
- 1/4 xíc. de amendoim inteiro
- 1/4 xíc. de amendoim moído
- canela a gosto
- cravo a gosto
PREPARO
- Cozinhe a canjica na panela de pressão por 30 minutos – basta colocar os grãos na panela e cobrir com água até 4 dedos acima, levar a fogo médio;
- Escorra a água do cozimento e descarte;
- Na mesma panela, adicione o leite e o açúcar, misture bem;
- Em fogo médio ferva o milho até a mistura começar a engrossar;
- Acrescente o amendoim, a canela e o cravo;
- Sirva ainda quente.