Você sabe montar a lancheira do seu filho de forma saudável? Alguns pais não dão o merecido valor na montagem da lancheira, mas temos que lembrar que a criança precisa se alimentar de forma adequada, para conseguir melhorar a concentração na escola, por exemplo. A estrutura da lancheira é básica: líquido + frutas + complemento saudável. O líquido é importante para hidratar a criança. A melhor opção sempre será água, mas você pode variar com água de coco natural ou suco natural ou iogurte natural. Caso você envie suco, a recomendação é de 120 ml por dia para crianças de 1 a 3 anos e de 175 ml por dia, para crianças de 4 a 6 anos. A partir dessa idade, entre 7 a 18 anos, a quantidade não deve ultrapassar 250 ml por dia.
A quantidade de suco, mesmo suco natural, precisa ser limitada pois o índice glicêmico é maior se comprado ao consumo da própria fruta. Isso quer dizer que o açúcar (frutose) da fruta sobe rapidamente na corrente sanguínea por não ter a mesma quantidade de fibra da fruta, o que pode aumentar chance de sobrepeso no futuro. Se o seu tempo é corrido e não consegue preparar o suco de manhã, você pode fazer duas opções no final de semana e congelar a porção que vai mandar. Prático, né?
Assim como o suco, o iogurte também pode ser congelado para ir descongelando durante a manhã e no lanche ainda estará geladinho. Outro componente da lancheira que não pode faltar de jeito nenhum é a fruta, mesmo que o seu filho rejeite. Mande da mesma forma! Nunca vencemos um desafio sem ao menos insistir muito. E os complementos? Os complementos são os que a criançada mais gosta, mas não podemos deixar de perder o lado saudável. Algumas opções bacanas são bolos caseiros – doces ou salgados, pipoca, farelo de aveia por cima da fruta, pão de queijo caseiro, tomate cereja e cenoura baby, panqueca de banana, bolinho de arroz assado… ou seja, tudo o mais caseiro/natural possível! E a quantidade de comida na lancheira? Depende! Depende da hora, se ainda vai almoçar, se faz atividades na escola, se está com o peso adequado.