Você provavelmente já ouviu falar em Yotam Ottolenghi. O conheci em um dos meus passa-tempos prediletos: assistindo a programas de culinária na TV. Yotam é um cozinheiro apaixonante: nascido e criado em Jerusalém, ele se formou em literatura. Mas ao invés de continuar com sua carreira acadêmica, escolheu vir para Londres estudar gastronomia e se tornou uma referência no assunto. Ele filmou um especial sobre a culinária mediterrânea, viajando e explorando a cultura gastronômica local de grandes ilhas do mar mediterrâneo, finalizando em Jerusalém. Essa aventura se transformou em um livro fantástico assinado por ele. Aliás, se você quer dar um upgrade nas suas receitas vegetarianas, as receitas e livros do chef são um tesouro.
As raízes e influências mediterrâneas de Yotam estão presentes na comida de seus restaurantes: vegetais, saladas, molhos e temperos inusitados. A filosofia do chefe é simples: fazer as pessoas felizes por meio da comida. Ao chegar no restaurante, percebemos claramente essa intenção: as saladas e as guloseimas estão dispostas de uma maneira linda. É de dar água na boca. O cardápio muda diariamente e, além de almoço e jantar, há drinks com combinações surpreendentes, vinhos de origens incomuns, sobremesas lindíssimas! Às vezes vou lá só para a sobremesa e o café, pois é mesmo maravilhoso.
O cardápio de almoço inclui a combinação de duas ou mais saladas e alguns preparos feitos na cozinha. Quando estou com vontade de comer fora para explorar novos sabores, me alimentar com responsabilidade e me sentir bem, Ottolenghi é uma das melhores opções que encontro por aqui. Uma comida colorida, rica em sabores, diferentes texturas e bem temperada com ervas e especiarias de toda parte do mundo. Adoro a abóbora assada com cebolas roxas, tahine e za’atar. Também tem receitas formidáveis com berinjelas. Cada garfada, uma emoção. A gente sempre sai de lá feliz, leve e sentindo que fez bem a si mesmo.
Fotos: Leiliane Valadares
Ottolenghi Spitalfields
50 Artillery Lane
Londres E1 7LJ