Pois é. Eu voltei ao Brasil, à minha amada Brasília. Mas como eu comentei na coluna anterior, eu comi em tanto lugar diferente nesse meu último mês barcelonês, que ainda vai render bastante por aqui nomes como o de hoje, o Can Paixano.
O Can Paixano é um lugarzinho discreto no bairro do Born, perto de Barceloneta, mas vou te dizer que o que ele tem de discreto à primeira vista, ele tem de popular. Parece que é uma lei ir ao Can Paixano se você vai à Barcelona, e é uma loucura eu ter descoberto isso no meu último mês vivendo lá. O Can foi indicação de um ex-colega de trabalho que tinha ido lá no ano anterior e me escreveu dizendo que eu não podia sair de Barcelona sem passar lá antes.
Estamos falando de uma champanheria, onde eles fazem in loco o próprio champanhe, ou cava, como falam por lá. Você tem a opção do branco e do rosé, e dentre esses, seis possibilidades! Eu mesma fui pra lá depois de ter comido porque o lugar é especialmente conhecido por suas cavas, mas eles servem sanduíches de carnes, salsichas, e outros tantos também, mas tudo de carne. Dizem que são muito saborosos, a apresentação deles me lembrou um pouco a Lanchonete do Estadão em São Paulo e seus famosos sanduíches de pernil. Pra quem é leitor de primeira viagem, a pessoa que vos escreve não come carne vermelha e nem frango.
Foi realmente uma experiência: apinhado de gente, garçons que pareciam trabalhar ali há décadas, todo mundo com cara de satisfação, conversa alta e vários brindes àquela quarta-feira numa tarde quente e ensolarada de verão. Salud!
Can Paixano: Carrer de la Reina Cristina, 7, 08003 Barcelona, Espanha