Fazia um tempo não me levava pra almoçar, e esse pra mim e um dos meus rituais preferidos. Pois bem, foi o que fiz, sai de casa num sábado para um almoço tardio e resolvi ir até a Barra Funda comer num lugarzinho que eu paquerava desde que cheguei em São Paulo: O Baianeira.
Não demorou muito pra que eu me conectasse ao lugar, e durante a experiência pude sentir uma sensação que me era de alguma forma familiar. Logo pedi uma cerveja pra esperar minha vez e entre uma leitura e um gole de cerveja, Milton (queridíssimo) me chamou pra que eu pudesse sentar e depois de uma papo sobre as possíveis escolhas, decidi pela moqueca de Camarão com Banana da Terra e Vatapá de Castanhas.
O prato chegou numa louça linda e bem servido, acompanhado por arroz branco e uma farofa delícia refogada na manteiga de garrafa. Foi aí que a magia começou, tive um momento sem celular, sem leitura, sem câmera, comi devagar, ouvi as conversas na mesa ao lado e a música brasileira (acho que Adriana Calcanhoto) que tocava baixinho e me rendi àquelas texturas, temperos, cores e sabor impecável que o prato me oferecia. Por fim, pedi um café coado e uma goiabada com queijo Minas, sobremesa simples sem tanta pretenção, a porção foi perfeita para depois da moqueca.
Terminei e logo descobri qual era aquela sensação familiar, que o lugar me trazia um amigo querido meu, do interior de Minas Gerais, Diamantina, para ser mais exata. Com ele costumo me demorar numa escuta ativa de músicas da santíssima trindade baiana (Gil, Betânia e Caetano) nós brilhamos nisso, nos entendemos nisso. O Baianeira não é Júlio, mas é igualmente um lugar generoso, de um ritmo gostoso, que fala baixinho, criativo, humano e dá vontade de voltar mais vezes. Vou voltar.
Ah, do lado do restaurante tem uma vendinha, lá podemos comprar o pão de queijo que deu origem a casa (não provei dessa vez, fica pra próxima), doce de leite, cachaça, grão de café, paçoca, louças, copos e outras coisinhas, vale a pena conferir.
Fotos: Beatriz Xavier
A Baianera: R. Dona Elisa, 117 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01155-030