Seguindo a onda de países como a França, Noruega, Índia, Bélgica e Costa Rica, onde o plástico é um material banido, o Senado aprovou na última terça-feira, dia 17 de abril, um projeto de lei (PLS 92/2018) que prevê a retirada gradual do plástico da composição de utensílios como pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis.
Os fabricantes têm um prazo gradual a ser cumprido, onde em 10 anos, o material precisa ser 100% eliminado e substituído por opções biodegradáveis. Justificada por uma preocupação crescente com a conservação do equilíbrio ecológico, o país passa a se preocupar de maneira prática com a vida nos oceanos, apontada por pesquisas a sofrer risco de sumir até o ano de 2050.
Pesquisas recentes apontam que temos hoje 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Não é à toa que movimentos contra a produção e utilização do mesmo vem se popularizando, e tomando conta de espaços populares. A grande rede de fastfood, Mc Donald’s, anunciou no fim de março que trocará seus canudos de plástico por uma opção biodegradável, começando pelas lojas da Inglaterra, onde o cliente deverá solicitar o canudo e o atendente irá ofertar uma solução mais ecológica. Por aqui, o projeto de lei aprovado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Quem tiver interesse em ler o documento completo, basta clicar aqui.
Foto: Thamires Santiago
Fontes: https://marsemfim.com.br/paises-que-baniram-o-plastico/
http://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/mcdonalds-quer-eliminar-canudinhos-de-plastico-de-suas-lojas/
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/17/plastico-deve-ser-banido-de-copos-pratos-bandejas-e-talheres-descartaveis