Existe um grande debate sobre as terminologias das comidas veganas, porque as pessoas que não são veganas acham uma grande enganação comer uma comida já culturalmente conhecida em versão sem derivados de animais. Uma feijoada vegana, por exemplo, gera a expectativa de um sabor familiar, que você já sentiu antes e não é exatamente esse gosto que você vai provar, e convenhamos, tudo bem! Então, como lidar com essa expectativa do sabor tradicional com a carne ou derivados, da comida vegana em geral que faz substituições? Bom, eu procuro pensar que as terminologias são usadas por nós apenas pra nortear a expectativa, mas é óbvio que uma moqueca vegana não vai ter o gosto de uma com peixe, mas vai ter novos sabores e texturas, e esse leque de opções novas para o paladar é uma das coisas que acho mais interessante nesse universo!
Hoje, eu compartilho com você a receita de um requeijão vegano. Lembra requeijão? A textura fica bem parecida, ele fica bem branquinho e passar no pão é a melhor maneira de comer! É feito de castanhas de caju de molho em água, que é a base pra muita receita de molho branco vegano, cremes e afins. O sabor é leve, e você pode mudar a expectativa pensando nele como uma pasta incrível para passar numa baguete, um homus completamente novo para o seu paladar!
requeijão vegano
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. de castanha de caju
- 1 limão
- 1 pitada de sal
- tempero a gosto
- água filtrada
PREPARO
- Deixe a castanha de molho em água filtrada por 8 horas;
- Escorra a água do molho e coloque as castanhas no liquidificador;
- Acrescente o sal, limão e o tempero que desejar – sem nenhum também é delicioso – eu adoro cominho, pimenta síria, curry;
- Bata até que vire uma pasta homogênea – acrescente um pouquinho de água caso o liquidificador não esteja batendo direito.
Fotos: Thamires Santiago