Vamos falar sério: se você curte cozinhar já percebeu que na gastronomia também tem tendências e as coisas “da vez”, né? O que é muito legal, se parar para pensar sem preconceito, é assim que a difusão daquela “modinha” acaba alcançando pessoas que nunca experimentaram ou nunca viram aquilo. Estou falando isso porque hoje vou ensinar a fazer o famoso caramelo salgado! Eu não conhecia, nunca havia comido, mas de repente estava em todos os lugares: bolos, panquecas, coberturas, cookies… Ele é simples de fazer e realmente, delicioso!!!
Bom, minha primeira dica é: não faça essa receita com pressa. Tudo nela tem um tempo certo e é preciso esperar as coisas se desenrolarem. O açúcar na panela precisa derreter com calma. Ele vai formar cristais, eles vão derreter também, não tenha medo… Fogo baixo para não queimar o açúcar! Se você já fez pudim antes sabe mais ou menos como é, se você nunca fez aguarde que logo mais te ensino.
caramelo salgado
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. de açúcar
- 1 xíc. de creme de leite fresco
- 1/2 col. de sopa de flor de sal
Cuidado ao colocar o creme de leite fresco. Deixe-o em temperatura ambiente para fazer o caramelo, se ele estiver gelado você vai sofrer (como na minha primeira vez)! Fiz tudo que a receita mandava, o caramelo estava lindo e quando coloquei o creme, o açúcar endureceu de novo!!! A minha panela virou pedra, achei que ia tudo para o lixo, mas graças a Deus eu resolvi voltar para o fogo e salvei a receita. Ou seja, aprenda com esse erro e deixe seu creme em temperatura ambiente, adicione e misture devagar, porque já me queimei misturando rápido. Pelo menos, eu tive a brilhante ideia de fazer o caramelo salgado durante a soneca dos meninos… Imagine a receita dando errado, eu me queimando e mais dois zanzando em volta? O melhor: nos caramelos seguintes tudo foi suave.