Essa foi a minha primeira geleia caseira: figo com balsâmico! Nunca sai para comprar fruta pensando em fazer geleia. Comer in natura me parece tão maravilhoso que não dá tempo de desenvolver essa ideia. Mas descobri que os meninos adoram, então ela está sempre nas lancheiras com biscoito de arroz e pasta de amendoim. Dou preferência para as marcas que são 0% açúcar e fazem tudo apenas com o sabor da fruta, o que para mim é incrível, já que eu achava que muito da textura se dava pela adição de algum tipo de adoçante.
Semana passada uma cliente muito querida me presenteou com uma caixa de figos maduros. A Carla mora na fazenda Burin e com a família dela toca uma plantação linda de frutas, legumes e verduras orgânicas próximo à Brasília. Fui lá fotografar as coxinhas de jaca e o pão de beijo que eles fazem, mas acabei descobrindo muito mais. Seus pais, que também vivem lá, me levaram para colher algumas coisas ao pôr do sol, seu filho e eu catamos amoras selvagens para uma vitamina à tarde, e acabei passando o dia todo ao lado deles, meio hipnotizada.
Faço compras em feiras de pequenos produtores a algum tempo, pois acho muito importante estimular nosso comércio local e saber de onde o que comemos vem, mas essa experiência mudou ainda mais minha visão. Colher o que como, ver de quem são as mãos que semeiam a terra, quais os olhos que tanto observam e cercam aquele espaço com carinho. E não bastasse, semanas depois de tanto trabalho, esses figos colhidos por eles chegam para mim. Comi vários in natura, mas a fartura foi tamanha que pensei: finalmente vou fazer a geleia que aprendi em um curso no ano passado. Ela leva a fruta, açúcar, água e o ingrediente inusitado: balsâmico! A combinação é deliciosa, leve e preenche a boca em cada mordida.
geléia de figo com balsâmico
ImprimirINGREDIENTES
- 300g de figo
- 6 col. de sopa de açúcar de coco
- 6 col. de sopa de vinagre balsâmico
- 3 col. de sopa de água