O Jai-Ca foi o primeiro bar de tapas que fui em Barcelona, um pouco antes de me mudar para cá quando vim fazer um trabalho na cidade. É um bar que existe desde 1955 e é super tradicional no bairro La Barceloneta, e por isso resolvi falar dele aqui – já que minhas colunas até hoje têm sido demasiadamente internacionais. Meus pais vieram me visitar e a única exigência que fizeram – meu pai, especificamente – era a de comer só comida local. É uma tarefa um pouco complicada em Barcelona dada a variedade imensa de origens e sabores. Mas logo o Jai-Ca me veio carinhosamente à mente, e não pude deixar de pensar nas incríveis berinjelas empanadas com melado de cana.
O ambiente lá é bem gostoso, bem tradicional também, como já mencionei. Mesinhas de madeira com detalhes em azulejo, várias garrafas de várias bebidas desconhecidas, pela minha pessoa, no balcão e garçons não muito simpáticos. Acho que deve ser pré-requisito para ser tradicional, rs. Tirando esse detalhezinho, é um ótimo lugar para ir se você estiver dando uma volta por Barceloneta, o que é meio que obrigatório se estiver em Barcelona, e quiser apreciar tapas e frutos do mar autênticos desse bairro. Antes lá era uma vila de pescadores e hoje é um dos bairros mais icônicos da cidade, bem peculiar em sua estrutura urbana e extremamente lindo. Sou fã!
Mamãe e eu somos vegetarianas e por isso nos esbaldamos nas tais berenjenas (as tais berinjelas que comentei antes), no pan con tomate (sim, pão com tomate ralado, azeite e sal – é uma DELÍCIA apesar de eu, italiana que sou, achar mesmo que é uma cópia pobrinha da bruschetta), na tortilha de batatas, azeitonas (amo/sou) e nos pimientos del padrón, eu já comentei sobre eles em alguma coluna anterior, mas pra quem é leitor de primeira viagem, são pequenas “pimentas” verdes saborosíssimas e levemente picantes, salteadas no azeite e depois só pôr sal à gosto. Típicos da região da Galícia, aqui na Espanha, mas muito apreciados aqui na Catalunha também. Meu pai e Taiom comeram até dizer chega as especialidades em frutos-do-mar deles: polvo à galega, lula frita, sardinha na chapa e mais alguns. Segundo o paladar exigente de papai, estava mesmo uma delícia.
O Jai-Ca é assim, discretinho na dele, ali no meiozinho de Barceloneta, charmosinho e com muito sabor. E o mais legal: é frequentado por locais! Se vier à Barcelona, me chame para ir com você.
Fotos: Luísa Dalé
JAI-CA: Carrer de Ginebra, 13, 08003 Barcelona, Espanha. Tel:+34 932 68 32 65