Seria mentira dizer que cozinheira não adora elogio! A gente não cozinha para isso, mas é sempre maravilhoso escutar que estava gostoso e que deu pra sentir o carinho que a gente colocou ali. Por causa disso, cozinhar para minha irmã é sempre incrível. Não que ela elogie horrores, mas porque boca boa e gente que aprecia comida parece que tem aos montes, mas não tem não. Apesar de usar ovos, manteiga e leite nas minhas receitas, no dia a dia tento seguir uma dieta quase vegana, e nem todos na família saltitam com isso. Ela não, minha irmã adora minhas invenções, minhas comidas e as coisas que aprendo por aí. Companheira demais!
Desde que postei a receita das energy balls de cacau ela queria provar. Em sua última visita, ensinei e depois disso ela sempre faz na casa dela. Até que um dia não tinha castanha de caju, não tinha não sei mais o que, e ela me liga perguntando se poderia fazer substituições. Eu sou sempre a favor de invenções, falei para refazer tudo e me contar como ficou… E ela logo me liga entusiasmada, porque parecia a receita de um cajuzinho, desses de festa sabe? E nossa, eu amo cajuzinho. Fui logo pra cozinha testar a maluquice e bingo: energy balls de amendoim ou cajuzinho vegano (para quem prefere assim).
Óbvio que eu não seria eu sem mudar a receita dela. Então, adaptei algumas coisas como ao invés de usar óleo de coco usei pasta de amendoim. O importante aqui é adicionar algum óleo para a receita, então serve muito bem a pasta (o que já me dá uma coceira de pensar em usar castanha de caju com pasta de amêndoas, ou macadâmias, imagina?). As castanhas de caju deram espaço para o amendoim, o cacau teve seu papel reduzido e aumentei a aveia. O segredo ainda é o mesmo: não ter segredo e jogar tudo no processador!
Energy balls de amendoim
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xic. de amendoim
- 10 tâmaras sem caroço
- Água pro demolho
- 1 xic. de farinha de aveia
- 2 col. de sopa de cacau
- 3 col. de sopa de açúcar de coco
- 4 col. de pasta de amendoim
- Farinha de amendoim pra enrolar
PREPARO
- Coloque o amendoim e as tâmaras no demolho, pra isso basta cobrir com água fervente e esperar 10 minutos;
- Escorra e descarte a água do demolho;
- Misture todos os ingredientes em um processador e bata até que a mistura fique homogênea;
- Unte a mão com óleo de coco e faça bolinhas;
- Finalize passando elas na farinha de amendoim;
- Leve pra refrigerar por no mínimo 2 horas.
Bom, foi sucesso! Inclusive as amigas do parquinho semanal aprovaram e vai virar cajuzinho e docinho de chocolate (no caso das energy balls de cacau) no próximo aniversário! Testa ai e me conta, logo mais volto com um sabor novo pra dividir por aqui!