Queria saber quando foi que me apaixonei por essa pasta de grão-de-bico, quando nos descobrimos eu e ela… Tenho ascendência árabe, mas sabe lá Deus de quantas gerações passadas e por que, no meio do caminho, perdemos os costumes de um povo tão rico. Então sou uma árabe de araque, só o meu nariz que não me nega as origens. Com o tempo, eu descobri as influências de lá na gastronomia:grão-de-bico, za’atar, pão sírio, coalhada, chancliche, charutos… Minha comida favorita é essa! No resgate dessa memória escondida no meu sangue, descobri o homus (ou hummus). Uma pasta degrão-de-bico com tahine, alho, limão e azeite. Uma receita milenar e extremamente nutritiva.
Se é difícil de fazer? Óbvio que não! É uma receita de um passo só: jogar tudo no processador e fim. Se a sua pergunta é como comer essa pasta, senta que te ajudo facilmente nessa! Primeiro de tudo: pão. Mas qual pão, Thamires? Qualquer pão!!! Pão sírio, baguete, fermentação natural, torradas, grissinis… E que tal com palitos de cenoura e pepino? Fica sensacional e super leve (essa é pra você que está fugindo do pão essa semana). Gosto muito de colocar na salada como um molho, adiciono mais azeite ou água e deixo mais líquido. Preparo a minha salada e jogo por cima! Tem homus toda semana aqui na geladeira. Ele dura facilmente duas semanas se bem armazenado (uso pote de vidro esterilizado).
Homus de grão de bico
ImprimirINGREDIENTES
- 3 xíc. de grão de bico cozido
- 1 limão
- 2 dentes de alho
- 3 col. de sopa de azeite
- 1 col. de sopa de tahine
- 1 xíc. da água do cozimento
- sal e pimenta a gosto
PREPARO
- Ponha o grão de bico de molho por 8 horas;
- Cozinhe o grão na panela de pressão por 25 minutos, caso não tenha feito o demolho, cozinhe por 40 minutos;
- Separe os grãos da água do cozimento e reserve;
- Coloque em um processador ou liquidificador, todos os ingredientes, com exceção da água do cozimento;
- Acrescente apenas 1/4 da xícara e bata;
- Vá acrescentando aos poucos até dar a consistência desejada para o homus.
E só tem essa maneira de fazer o homus? Não. Você pode ir muito além! Uma variação que adoro é cozinhar com ogrão-de-bico, meia beterraba, jogá-la no processador junto e bater. Muita gente usa ela crua, o que é ótimo pra conservar seus nutrientes, mas eu confesso que o gosto fica acentuado e não sou uma amante incondicional de beterraba. Então uso o truque de cozinhar, e, apesar da cor linda e intensa, o sabor é imperceptível. E assim você pode fazer com ervilhas, cenoura, abóbora…