Querido inverno, eu não quero te expulsar, mas chega. Nossa relação nessa temporada foi difícil… Eu queria comer salada e estava frio, vitamina de banana congelada, frutas diversas e você não deixava. Brasília estava mais gelada que o costume. Pela primeira vez em anos, usei luvas e gorro, chorei por um aquecedor e enjoei até de sopa que tanto amo. Não é que foi ruim, não me entenda mal, mas eu nasci nesse quadrado e a gente não cresceu com essa estação no mapa. Achamos 12ºC beeeem gelado e normalmente só durava um mês. No começo fiz bolo, pão quentinho, sopa, cookies… Aí precisei fazer uns antepastos pra agitar as coisas.
Hoje me despeço de você, inverno, com esse tomate confitado… Porque se tem algo que a gente investiu nesse inverno foi em acompanhamentos pra pães e massas. Confitar algo é cozinhar em fogo baixo por horas a fio, em gordura, de modo que não frite o alimento. Sim, você pode fazer isso com qualquer legume, mas tomate cereja, definitivamente, está no topo dos meus preferidos.
Essa receita é daquelas com uma instrução só: mistura tudo e leva ao forno baixo! Lembre-se, se for em fogo alto você escapou do propósito. Se seu forno é mais fraco, deixe mais que uma hora, se ele for mais forte, fique de olho. Confesso, publicamente, que nos minutos finais eu subo a temperatura pra 230ºC para que a água do tomate termine de evaporar e ele fique com essa casquinha bem dourada. Testa aí e me conta. E nos vemos na primavera!