Já tem um tempo que reduzi a quantidade de pão que como. Não tem a ver com dieta não, tem a ver com o fato de que eu acordo e durmo pensando no próximo pão, bolo, croissant ou torrada que virá. Dizem que um hábito só se vai depois de 40 dias sem ele… Achei radical demais pra mim. Então, aos poucos, fui só trocando aqui e acolá esse desejo doido.
Isso significa que, quando me entrego pro pão, tem que ser maravilhoso! Eis que hoje, navegando pela Internet, me deparei com a receita desse pão de fubá e não resisti e testei, porque só de pensar nele saindo do forno com manteiga quentinha… Era incontrolável!
Isso significa que, quando me entrego pro pão, tem que ser maravilhoso! Eis que hoje, navegando pela Internet, me deparei com a receita desse pão de fubá e não resisti e testei, porque só de pensar nele saindo do forno com manteiga quentinha… Era incontrolável!
A receita é simples! Um clássico bata-tudo-espere-crescer-asse-e-coma sabe? Não tem nenhum segredo e fica fofinho, saboroso e lindo. Quer ver só?
pão de fubá
ImprimirINGREDIENTES
- 5g de fermento seco
- 3 col. de sopa de açúcar
- 2/3 xíc. de leite morno
- 1 ovo
- 1/3 xíc. de óleo vegetal
- 2 xíc. de farinha de trigo
- 3/4 xíc. de fubá
- 1 pitada de sal
- erva doce opcional
PREPARO
- Na batedeira misture o fermento, o óleo, o açúcar, o leite morno, o ovo e o sal;
- Bata até tudo dissolver bem;
- Adicione metade da farinha de trigo e o fubá e bata até a massa incorporar;
- Acrescente o restante da farinha e bata mais uma vez;
- Unte uma tigela com óleo e deixe a massa descansar por 2 horas ou até que dobre o tamanho;
- Em uma superfície enfarinhada, divida a massa e boleie as partes;
- Deixe descansar na forma já untada por 1h;
- Leve ao forno até dourar.
A receita original é de uma senhora chamada Elaine Moretto, mas eu acabei seguindo a adaptação que a Renata do Goriahuk fez. Por sinal, eis um site pra se deliciar sem medo de a receita te enganar. Ela conta os segredos, não esconde nada, simplifica tudo e te faz virar um “às” da panificação e dos bolos. Tudo dela é lindo e especial… Dá gosto de acompanhar e testar suas receitas.
As modificações que fiz: não tinha fermento fresco, usei 5g do seco, já que, em média, o seco tem 3 vezes mais alcance que o fresco; não enfarinhei a forma com fubá. Há alguns anos perdi essa mania de enfarinhar as formas. Apenas unto com manteiga ou óleo. Acho que as crostas ficam mais saborosas, e eu particularmente não gosto do sabor da mordida em um bolo enfarinhado sabe? No mais, é só passar um café e se deleitar.
5 comments
?????????? Thamires!!!Receita deliciosa!!! Nós ❤️❤️❤️ o pão de fubá!!! Quero experimentar as outras receitas!!! Site lindo demais!!!Muito sucesso para você!!! ???
Obrigada!!! Fico super feliz de ver que a receita deu certo e ficou delícia!!! Beijos
Bom dia! Esse pão é um sucesso!!! Fiz algumas adaptações para fazê-lo na máquina de pão. Hoje vim buscar a receita para compartilhar com uma amiga e não está aparecendo…. você pode compartilhar novamente, por favor??
O pão de fubá é divino.
Obrigada!!
Oi Denize, tudo bem? Que bom que gostou! Obrigada você. Beijos
Comments are closed.