Eu não viajei muito nessa vida, comecei a conhecer mais o Brasil de uns meses para cá e a trabalho. Junto com conhecer as cidades, a gente tem a oportunidade de conhecer a cultura, a música, a comida… Na minha última visita a Olinda, fiquei em uma pousada incrível, com um café da manhã maravilhoso, que eu nunca esqueci. O café era de fato a minha parte predileta. Ele já é a minha refeição favorita, mas quando bem servida e deliciosa, é meu momento de felicidade plena.
Frutas, suco, café, queijo coalho, pamonha, macaxera, bolo de rolo… Mas o que me laçou mesmo foi o cuscuz. Primeiro porque não comia um há anos, segundo porque nunca havia comido da maneira que foi servido. Em pequenas tigelinhas, bem quentinho, com leite de coco fresco adoçado e coco ralado fresco por cima. Texturas, sabores, um aconchego numa tigela como há muito não provava.
Bom, voltei para casa apaixonada e depois de alguns dias bem saudosa, resolvi tentar fazer a versão daPousada Quatro Cantos, e agora divido com você.
cuscuz tradicional
ImprimirINGREDIENTES
- 1 xíc. de flocão de milho
- 1/2 xíc. de água
- 1/2 xíc. de leite de coco fresco
- 1 col. de sopa de açúcar
- 1/4 xíc. de coco ralado fresco
PREPARO
- Misture em uma tigela o flocão e a água, pra hidratar, e deixe descansar por 10 minutos;
- Verifique se o ponto da farinha está correto: a mistura tem que ficar úmida e solta ao mesmo tempo, se você pegar um punhado na mão, ela deve formar um bolinho, mas não empapado;
- Coloque água até a metade da parte de baixo de uma panela cuscuszeira, coloque a grade e a mistura de milho por cima sem apertá-la;
- Cozinhe em fogo médio por 10 minutos, você conta o tempo a partir do momento que a água está fervendo;
- Desligue o fogo, deixe descansar por 3 minutos;
- Misture o leite de coco fresco com o açúcar para dilur;
- Sirva o cuscuz bem quente, cubra com o leite e açúcar e e jogue por cima o coco ralado fresco.
Fotos: Thamires Santiago
1 comment
Posso usar o leite de coco de garrafinha?
Comments are closed.