Em Brasília, tem uma quermesse bem tradicional que acontece entre os dias 1º e 13 de junho, na Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. É um esquenta para quem ama as festas juninas! Se você mora pelas redondezas, consegue notar que a festa é feita pela comunidade local, que mora ao redor, que frequenta as missas, que trabalha pelos prédios. O que significa que a comida que eles servem é caseira e tem sabor de tradição.
Fui há uns dois anos com um casal de amigos e os filhos todos, e pela primeira vez provei essa receita, e nunca mais esqueci. Só que além de não esquecer, eu nunca mais comi de novo… Esse ano, nós fomos novamente e depois de pamonha, pastel e cachorro quente (sem salsicha), não ia deixar de comer de novo. Chegando em casa fui ver se era possível comer isso sempre, ou se é o tipo de sobremesa que a gente deixa para comer na rua.
A receita é fácil, não precisa assar e serve super bem! Vale só se preparar para não se assustar com a quantidade de açúcar e leite condensado. É uma sobremesa bem doce, e com muita cara de junho. E a tapioca não é a farinha que fazemos na frigideira de manhã, é aquela granulada que vende no mercado!
bolo de tapioca gelado
ImprimirINGREDIENTES
- 500g de tapioca granulada
- 2 xíc. de açúcar
- 1 litro de leite quente
- 200g de coco ralado
- 220ml de leite de coco
- 1 lata de leite condensado
PREPARO
- Em uma tigela, misture a tapioca e o açúcar;
- Em uma panela aqueça o leite condensado, leite de coco e o leite quente;
- Coloque a mistura líquida ainda quente na mistura de tapioca e acúcar;
- Deixe descansar por 10 minutos;
- Acrescente o coco ralado e o leite de coco;
- Unte uma forma com manteiga e derrame a mistura;
- Leve à geladeira por no mínimo 2 horas;
- Retire da geladeira e desenforme.